sábado, 23 de julho de 2022

Grávida e com Dores nas Costas?

 




Você pode culpar seu útero crescendo e as mudanças nos níveis hormonais por essa dorzinha chata nas costas.

À medida que se expande, o útero desloca o centro de gravidade do corpo da mulher ao mesmo tempo que alonga e enfraquece os músculos abdominais, afetando a postura e aumentando a carga nas costas. Além disso, o peso extra que a mulher grávida carrega significa mais trabalho para os músculos e maior estresse nas articulações, por isso que as dores nas costas podem piorar no final do dia.

As mudanças hormonais características de gravidez afrouxam as articulações e relaxam os ligamentos que prendem os ossos da pélvis à coluna. Isso pode fazer com que a mulher se sinta menos estável e sinta algum desconforto ou até mesmo dor ao caminhar, ficar em pé ou sentada por muito tempo.

Mais de dois terços das mulheres grávidas sofrem com essa dor nas costas que em alguns casos pode começar já no início da gravidez, mas geralmente acontece durante a segunda metade da gestação e pode piorar à medida que a gravidez progride. Geralmente desaparece poucos meses após o parto.

A melhor maneira é se preparar bem para essa fase de mudanças. Se já estiver acostumada a uma rotina de exercícios continue treinando e fortalecendo os músculos da região das costas, abdômen, e pélvis. 

Experimente, pilates, yoga , natação, musculação e etc... Se você não fazia nenhum tipo de atividade antes da gravidez, converse com seu médico e se informe sobre alternativas de baixo impacto que podem se encaixar na sua rotina.

Também preste atenção na sua postura e se for necessário converse com seu médico para ver a possibilidade  de sessões de bolsas de água quente ou gelo nas costas. E também massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário